Ações Promocionais, uma sacada de mestre!

Falar em ações promocionais, sempre sucita em nossa mente ações do tipo, desconto ou que envolvam promotoras demonstrando ou divulgando produto em supermercado e outros estabelecimentos. A promoção de vendas é um dos braços mais importantes do marketing e, hoje, em plena era de encantar clientes, ela se torna ainda mais estratégica para o sucesso das empresas.

O que sua empresa tem feito para fidelizar e encantar seus clientes? 

Pensando nisso reunimos algumas dicas  importantes sobre as Ações Promocionais para que você pequeno ou grande empresário esteja informado sobre o assunto e consiga executar em sua empresa algo que ajude sua marca a aparecer e permanecer no dia a dia dos seu público. Vem com a gente, vamos conhecer mais sobre esse assunto tão importante e pouco explorado pelas empresas.



Objetivos de ações e campanhas promocionais:

Diversos são os objetivos das ações e campanhas promocionais, entre os principais, podemos destacar:

  • incentivar novos consumidores a experimentar e a comprar o produto;
  • influenciar consumidores atuais, estimulando a fidelidade a marca;
  • aumentar a participação no mercado;
  • apresentar inovações do produto;
  • diferenciar uma marca de seus concorrentes;
  • eliminar/reduzir estoques nos pontos de venda;
  • gerar tráfego nas pontos de venda.

Dicas para desenvolver uma ação promocional

É necessário que você conheça o perfil tanto da empresa quanto de seu público-alvo. Inicie desenvolvendo um planejamento da ação ou campanha promocional. É importante que este planejamento contenha:

  • Os objetivos gerais e específicos da ação.
  • A justificativa para a realização da campanha/ação promocional.
  • O público (principal e secundário) que deverá ser atingidos pela ação.
  • O conceito da ação (o que se quer passar ao público, qual será o tema da campanha).
  • O tipo de ação que será realizada.
  • A mecânica da ação (como ela funcionará).
  • Os recursos (humanos e financeiros) que serão necessários para a realização da campanha.
  • Como será divulgada a ação/campanha promocional.(Redes sociais, brindes, TV etc..)
  • Como serão medidos e avaliados os resultados da ação.
Exemplos de ações promocionais
Em um primeiro momento, muitas empresas pensam em fazer promoções com prêmios. O que muitos não sabem, é que este tipo de promoção envolve diversos aspectos legais, por exemplo, é necessário ter uma autorização específica da Caixa Econômica Federal. Uma alternativa é realizar concursos culturais, que são os que dependem do esforço individual dos participantes, por meio da criação de uma peça (frase, foto, ilustração, etc.).

A cada dia, novas opções de ações promocionais estão sendo criadas. Cada vez mais, busca-se desenvolver ações de impacto para que o público tenha uma experiência positiva com a marca, produto ou serviço.

Confira alguns exemplos:

Offline:
  • programa de incentivo;
  • bonificação;
  • sorteio;
  • concurso;
  • distribuição de amostras e de brindes;
  • apresentação de produtos no PDV.
Online:


As campanhas ou ações promocionais realizadas na internet, deve explorar três desejos essenciais do consumidor que está presente no meio digital: informação, entretenimento e relacionamento.

As mídias sociais são perfeitas para isso, pois elas possibilitam segmentar facilmente o público-alvo, possuem valor relativamente baixo para realização de ações simples, oferecem ferramentas que possibilitam o relacionamento com o público, entre outros benefícios. Basicamente, tudo o que você faria no offline pode ser adaptado para o ambiente online, porém, lembre-se de conhecer as características desse meio para que a adaptação seja assertiva.

Alguns exemplos de ações promocionais que podem ser desenvolvidas no meio digital são:
  • concursos culturais;
  • sorteios;
  • banners interativos;
  • desenvolvimento de jogos e aplicativos com fins específicos;
  • clubes de blogueiros;
  • disponibilização de conteúdo interativo.
Finalmente:

Para que as suas ações promocionais tenham bom resultado, lembre-se de sempre informar sua equipe sobre a campanha antes dela ser divulgada de fato. Todos os funcionários que têm contato com o cliente devem conhecer em detalhes a ação que será realizada, estando prontos para orientar e motivar os clientes a participar.

As ações ou campanhas promocionais são excelentes opções para melhorar resultados e a experiência do cliente com determinada marca. Capriche no planejamento da ação e ponha em prática as nossas dicas! 

Por último  e não menos importante, lembre-se que: os brindes e a comunicação visual  de sua equipe precisam corresponder ao objetivo da ação, bonés, camisas, viseiras  e outros tipos de materiais promocionais, são tão importante quanto ter uma ação e nós da Kiartes Serigrafia somos pioneiros e especialistas na confecção desses itens e estamos prontos para lhe atender. 

E ai gostou de nossas dicas? Você já realizou alguma ação promocional? Qual foi o resultado? conta pra gente nos comentários.

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